domingo, 19 de abril de 2015

SERÁ POSSÍVEL MELHORAR A PRESENÇA DOS PONTAPEDRENSES NAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DE PEDRAS?

                                                 Foto retirado do Facebook.
A foto acima mostra algumas pessoas na parte externa de um imóvel onde estava instalada a Câmara Municipal de Ponta de Pedras para uma sessão do Projeto Câmara Itinerante. Segundo explicação do Presidente da Câmara na época, o objetivo do projeto era despertar nos munícipes o interesse em acompanhar as sessões da Casa e para isso, a opção encontrada pelos vereadores foi realizar as sessões em locais diferentes, para que os moradores das comunidades próximas pudessem participar. Contudo, pelo número de pessoas mostradas na foto, tudo indica que o projeto não teve muito sucesso.
Essa ideia de levar os membros das câmaras municipais para fora da sede, já ocorreu em outros municípios do País, talvez com o mesmo objetivo. Imagino que a logística para transportar e instalar todos os equipamentos necessários para a realização da sessão não seja uma das tarefas mais fáceis, porque tem a escolha do imóvel, transporte de mesas, cadeiras e pessoal, sem contar a alimentação dos vereadores e pessoal envolvido. Certamente envolverá o dispêndio de alguns trocados, sem dúvidas. Não tenho conhecimento do resultado obtido desse trabalho porque não vi publicado em nenhum lugar, talvez tenha sido divulgado internamente.
Diversos são os motivos que contribuem para que o povo não tenha interesse em participar das sessões das câmaras municipais e para saber, seria bom fazer uma pesquisa com os moradores da Cidade e assim, procurar descobrir e estabelecer processos que, pelo menos, a médio prazo, apresente como resultado um plenário com maior presença da população.
Enquanto não for feito uma pesquisa ou decidindo-se que não seja a ferramenta adequada para mostrar um caminho a ser seguido, os vereadores deveriam procurar encontrar, eles mesmos, as verdadeiras causas e tentar saná-las se desejarem ver o plenário mais participativo, a não ser que queiram insistir no Projeto Câmara Itinerante, seja por qualquer motivo.
Numa primeira análise, não custa deduzir que o problema constatado em Ponta de Pedras, seja o mesmo que ocorre em outros municípios da Federação, qual seja: não existe interesse por parte do povo pelos assuntos tratados nas câmaras. Essa falta de interesse, talvez seja um dos motivos de vermos os plenários vazios.
Dentro dessa linha de pensamento, seria o caso de tentar despertar nos munícipes o interesse pelas sessões, o problema é encontrar meios para mudar essa situação que, certamente, não será uma mudança repentina e tudo indica que levará algum tempo.
As pessoas de uma maneira geral, não são muito chegadas a mudanças. Para se conseguir algum sucesso na implementação de modificações que busquem interferir na situação atual das pessoas, principalmente quando as pessoas não vislumbram nenhuma vantagem, é preciso muito esforço de quem se propõe a implementar essas mudanças e acreditar que o esforço dedicado terá êxito, para que não seja obrigado a desistir no meio do caminho.
No caso da Câmara Municipal de Ponta de Pedras, a primeira ação a ser tomada visando aumentar a presença dos munícipes na Câmara será melhorar o relacionamento Câmara vs Povo, fazendo com que as pessoas,  tenham interesse e prazer em visitar a Câmara e para isso, algumas medidas devem ser observadas, como por exemplo:
1)    DIVULGAR OS TRABALHOS DA CÂMARA E DOS VEREADORES – Dizem que aquilo que não se conhece, desperta pouco interesse. Portanto, pouco adianta os vereadores trabalharem, discutirem assuntos importantes se seus trabalhos não são divulgados para a população. Divulgar os trabalhos realizados pela Câmara é muito importante para que a população saiba o que está sendo discutido, como está sendo o desempenho de cada vereador e qual as políticas públicas poderão ser implementadas no município. O como fazer essas informações chegarem às pessoas não é uma tarefa difícil. A Câmara Municipal de Ponta de Pedras poderá conseguir um horário na rádio local e divulgar seu trabalho periodicamente; poderá criar um site e da mesma forma, divulgar os principais acontecimentos relacionadas com as ações de interesse da população e no site, dispor leis e documentos de interesse da população para serem acessados, inclusive, os vereadores podem dispor de uma página onde possam expor suas ideias, comentar sobre assuntos que no entender de cada um possa interessar ao povo de um modo geral ou aos seus eleitores particularmente.
2)    CRIAR UMA CULTURA DE MAIS PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS NOS ASSUNTOS POLÍTICOS DO MUNICÍPIO. Infelizmente, pelos péssimos exemplos que vemos diariamente, a classe política anda bem desacreditada. Para inúmeras pessoas, político é sinônimo de falcatruas; pessoa em quem não se deve confiar; que desempenha um cargo eletivo apenas para surrupiar o dinheiro público, dentre outras classificações nem tanto honrosas. Mesmo existindo essa fama, vemos que o interesse das pessoas por ocuparem cargos eletivos só aumenta. Pessoas novas, com diferentes objetivos estão assumindo esses cargos e que nem todas devem ser classificadas como anteriormente citei, existem pessoas de boa índole e interessadas em acertar. Mas ao ingressar na carreira política a pessoa passa a ser olhada diferente pelos que não a conhecem, essa associação de políticos com  falcatruas, deve ser mudada e o melhor lugar para iniciar essas mudanças é no município.
A Câmara Municipal de PP, poderia planejar palestras nas escolas, sindicatos, associações ou mesmo para grupos de pessoas, onde um vereador e um assistente fossem divulgar as atribuições da Câmara. Nas escolas, o público alvo poderia ser os alunos do ensino médio e neste caso, poderia ser feito uma palestra visando esclarecer o jovem para futuramente abraçar a carreira política.
3)    A CÂMARA DEVE SER TRANSPARENTE – estamos em 2015, não são novos tempos, são tempos atuais, com mudanças de comportamentos no mundo todo, a informação chega aos pontos mais distantes do País, o número de pessoas desinformadas está diminuindo a cada dia. Aquele "matuto" que concorda com tudo está cada dia mais difícil de encontrarmos, a informação está acabando com esse tipo de pessoa. Hoje “tudo está na internet”, qualquer coisa se “consulta o google”. É nesse universo que se faz política, onde se quer saber de tudo que acontece e onde a TRANSPARÊNCIA não pode ser ignorada, consequentemente a Câmara Municipal de Ponta de Pedras, deverá se inserir nesse universo, não tem como seguir por outro caminho. 
A transparência não é um benefício somente para os munícipes, que poderão acompanhar melhor o desempenho da Câmara, é positiva também para o político porque sendo transparente, transmite confiança, zelo com a coisa pública e demonstra respeito ao prestar contas com seus eleitores. Agindo assim, o político se credencia como pessoa confiável para novo mandato e quem sabe até novos desafios, pois certamente seus eleitores serão fies porque, veem na pessoa, alguém em quem podem confiar. Em sentido oposto, o político opaco, que tudo esconde, não divulga nada, perde a confiança do eleitor e contribui para aumentar a desconfiança de que por esconder informações é porque tem “conta no cartório”, é uma obrigação do político bem intencionado, mudar essa situação.
4)    OS VEREADORES DEVEM REALMENTE REPRESENTAR O POVO – Ser pago para representar alguém é assumir o compromisso de fazer aquilo que o representado era para fazer, de nada adianta uma pessoa representar alguém e não cumprir o compromisso assumido. Além de prestar contas dos afazeres sob sua responsabilidade a pessoa que representa alguém deve fazer por merecer a confiança que lhe foi atribuída e trabalhar dignamente é fundamental para isso. O vereador, além da tradicional atribuição de participar da elaboração das normas de conduta da comunidade, deverá ter uma visão geral das principais necessidades dos munícipes e esforçar-se para que as mesmas sejam sanadas ou pelo menos amenizadas. Dessa forma, o vereador deve ser um observador atento do funcionamento dos equipamentos disponíveis para a população, assim, o vereador, deverá visitar escolas, hospitais, bairros distantes da Câmara, obras que estão sendo realizadas com verbas do Município, ruas, portos, pontes, enfim, estar sempre atualizado sobre as necessidades da comunidade e constatando problemas que, no seu julgamento, precisam ser corrigidos, deverá tomar a iniciativa de, pelo menos, comunicar para que a autoridade a quem cabe resolver o problema, esteja ciente da situação. O vereador quando no exercício o cargo, é o próprio povo, pois tem credenciais para bem representá-lo.

Finalmente, os pontos enumerados acima, uma vez cumpridos, poderão não ser suficientes para aumentar a presença dos munícipes no plenário da Câmara Municipal, até porque, conforme citei anteriormente, é muito difícil mudar o comportamento das pessoas, principalmente a curto prazo, no entanto, se as ações forem sendo implementadas continuadamente e se os vereadores forem conscientes de que o objetivo precípuo da Câmara é bem servir o povo, certamente, aos poucos, as pessoas passarão a acreditar mais nos seus representantes e prestigiar as sessões da Câmara Municipal de Ponta de Pedras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário