domingo, 31 de maio de 2015

PROJETOS DE GERAÇÃO DE RENDAS QUE DERAM CERTOS.

Todo aquele que gere recursos públicos, deveria ter em mente que a população espera muito das ações implementadas em benefício da comunidade. Escolas, hospitais e outros equipamentos que atendam as necessidades primárias da população, de um modo geral, estão disponíveis, no entanto, programas que visem gerar rendas para os munícipes ainda são raros, principalmente nos municípios menores, onde a população tem baixo poder aquisitivo. Nesses municípios, a prefeitura constitui-se, geralmente, o grande empregador local.

Nas campanhas, os candidatos ao cargo máximo do Poder Executivo, sempre prometem o trivial: melhoria da saúde, educação, segurança e principalmente um governo voltado para o bem-estar da população. Nada disso acontece e o município continua o mesmo, com os mesmos problemas. Isso não é difícil constatarmos, raras são as exceções.

Talvez quatro anos sejam pouco para implementar projetos grandiosos prevendo a melhoria da população, contudo, existem pequenas ações ou ideias bem-sucedidas, que foram adotadas por outros municípios e comprovadamente deram certas. Uma vez não tendo um projeto inovador, não custa nada os governos municipais adotarem uma postura mais humilde e aceitarem ideias do pessoal da comunidade ou buscarem conhecimentos em locais onde estão sendo desenvolvidos projetos consolidados como vitoriosos, os exemplos são numerosos. Abaixo citarei três exemplos de ações que na minha modesta opinião deram certos:

a)     Artesanato de Miriti – A cooperativa dos artesãos de Abaetetuba, produz artesanato que é conhecido em todo o Brasil. O material é abundante na área, a produção e venda dos produtos manufaturados vem dando certo e gerando renda para a comunidade local. Locais onde o miriti seja abundante, deveriam estudar a possibilidade de desenvolver projetos semelhantes. Aqui, estamos nos referindo somente ao miriti seco, pois existem trabalhos maravilhosos empregando a envira (embira) para confecção de bolsas, cestos ou outros trabalhos.Veja alguns trabalhos feitos com o talo do miriti.
Viola feita com o talo do miriti, trabalho do artesão Maurício(na foto), da Comunidade de Mumbuca, Mateiros,TO.
Sofá feito com o talo da folha do miriti, feito em Mateiros,TO.

b)    Artesanatos com fibras, palhas  ou sementes. No site www.elo7.com.br, veja aqui,  existem disponíveis para vendas inúmeras peças de artesanatos (biojoias) feitas com sementes de tucumã, pupunha, fruto de jupatí e outras sementes existentes nos municípios marajoaras. Esse trabalho, bonito por sinal, poderia ser ensinado para moradores locais e dessa forma poderia gerar rendas para os munícipes. Para isso, é preciso interesse dos governantes em formar profissionais que possam multiplicar os conhecimentos. A palha do meriti é muito utilizada para fazer artesanato, principalmente na região de Minas Gerais, veja o vídeo abaixo, disponível na internet, que mostra a comunidade do Município mineiro de Urucuia, fazendo artesanato com miriti. 

     O Projeto Criação de Peixes em Canais de igarapés, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Manaus (AM) talvez pudesse ser adotado por vários municípios, inclusive Ponta de Pedras. Pelo que pude observar é um projeto barato e perfeitamente aplicável no nosso Município. Abaixo postei um vídeo disponível na internet que mostra perfeitamente a ideia do projeto. Se observarmos bem os arredores dos criadouros dos peixes, parece muito com uma área da localidade de Vila Nova, no  Armazém. Um projeto desses, na minha opinião, poderia ser facilmente implementado em Ponta de Pedras porque temos inúmeros igarapés que poderiam servir para o desenvolvimento do projeto, basta que os gestores municipais tenham interesse.

Existem inúmeras ideias bem-sucedidas que podem ser perfeitamente aplicadas com sucesso em determinados locais, mas é preciso saber onde eles existem e ser humilde o suficiente para acolher a ideia. Não custa nada nossos vereadores ou secretários se inteirarem de outros projetos e se for o caso até visitarem os locais para ver todo o desenvolvimento dos mesmos e mediante pequenas adaptações implantarem no município, sempre visando melhorar as condições da população, principalmente na obtenção de rendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário