terça-feira, 12 de maio de 2015

NECESSIDADES DE PONTA DE PEDRAS – VOLUNTARIADO.

Nosso Município precisa crescer, nossos irmãos precisam de melhores condições de saneamento básico, melhor educação, mais oportunidades de trabalhos e uma melhor qualidade de vida, dentre outras necessidades.
As administrações anteriores, segundo alardeiam, pouco fizeram devido à escassez de recursos. Os administradores atuais convivem com a cultura de que a falta de recurso impede que sejam atendidas as demandas da população.
Esperar mais recursos a curto prazo parece não ser uma boa alternativa, porque a União, na tentativa de melhorar o crescimento econômico, está adotando uma política fiscal mais austera e certamente atingirá todos os municípios.
Diante desse fato, o Prefeito deve ser criativo para conseguir mais qualidade de vida para a população com menos recursos, não tem como ser diferente.
Para conseguir esse objetivo, Governo Municipal e população devem se unir e juntos, tentar encontrar fórmulas para resolver da melhor maneira possível os problemas existentes ou aqueles que possam surgir. Se o governo continuar administrando sozinho, sem a participação da comunidade, Ponta de Pedras, por exemplo, permanecerá na mesma situação ou talvez até piore.
Para que governo e população trabalhem juntos, é necessário confiança mútua, humildade de ambas as partes para aceitar sugestões ou discordâncias de pontos de vistas, transparência para saber exatamente qual a receita e despesa municipal e envolver a população nas decisões sobre as escolhas de projetos importantes e oportunos para o Município.
A população pode contribuir muito com a administração municipal, mas para isso, é necessário que o povo tenha confiança nos administradores e da mesma forma, é preciso que os administradores confiem na população e dentro desse pacto de confiança sejam desenvolvidos programas onde a população, seja voluntária para colaborar, principalmente no que concerne ao emprego e a supervisão do dinheiro público.
Dentro desse pensamento, Ponta de Pedras poderia implementar o Conselho Municipal da Cidade (COMCID), previsto no Art. 84 do Plano Diretor do Município, conforme abaixo:
Conselho Municipal da Cidade - COMCID;
Art. 84.  O COMCID é o órgão colegiado superior de monitoramento das políticas de desenvolvimento urbano do Município.
§ 1º Para melhor desenvolver sua finalidade, o COMCID terá as seguintes atribuições:
I - colaborar na aplicação e fiscalização desta lei complementar e de outras leis urbanas do Município;
II - indicar as prioridades das ações previstas no Plano Diretor, compatibilizando-as com as dos demais órgãos da administração;
III - propor estudos e alterações nas referidas leis;
IV - opinar sobre os casos omissos nesta lei complementar e das demais leis urbanas do município;
V - elaborar seu regimento interno.
Art. 85.  O COMCID será composto por 25 (vinte e cinco) membros efetivos, e seus respectivos suplentes, representantes dos seguintes órgãos e entidades:
I – 8 (oito) representantes do Executivo;
II – 2 (dois) representante da Câmara Municipal;
III - 2 (dois) representantes do Conselho Tutelar;
IV - 2 (dois) representantes do Conselho Municipal de Saúde;
V - 2 (dois) representantes do Conselho Municipal de Assistência Social;
VI – 5 (cinco) representantes dos Sindicatos e Organizações de Classes;
VII - 2 (dois) representantes do setor dos comerciários;
VIII – 2 (dois) representantes do Conselho do FUNDEF.
Como podemos observar, o Conselho tem algumas atribuições que poderiam colaborar com a administração municipal e envolvem atores de vários segmentos da comunidade. Uma vez formado, o Conselho  poderia se reunir  pelo menos trimestralmente, onde se tomaria conhecimento de decisões anteriores e estabeleciam-se novas metas, de acordo com o planejamento, as necessidades e os recursos disponíveis.
Dessas reuniões, com o envolvimento da população, poderiam ser formados grupos de voluntários, sob a coordenação do próprio Conselho ou de algum setor previamente escolhido, para acompanharem os diversos projetos que estivessem sendo executados no Município. Nesses grupos de voluntários poderiam ser incluídas pessoas que entendessem dos vários serviços que estivessem sendo executados no Município, para acompanharem as obras que estivessem sendo realizadas. Dessa forma, poderiam existir vários grupos e serem acionados na medida em que fossem necessários, como por exemplo:
1)    Um grupo poderia ser incumbido de supervisionar a merenda escolar, essa supervisão poderia constituir-se de visitas inopinadas, na hora da merenda, para verificar a quantidade e qualidade e do resultado fazer um relatório para o Conselho ou autoridade responsável ;
2)    Outro grupo de voluntários poderia ter como incumbência tentar, juntamente com a Secretaria de Cultura, criar uma Biblioteca Municipal. Para cumprir a tarefa, esse grupo poderia organizar bingo para conseguir verba para comprar livros ou fazer campanha junto aos pontapedrenses não residentes no Município solicitando doações de livros;
3)    Um grupo poderia ter como missão melhorar a aparência da Cidade, fazendo campanha junto às donas de casa para cuidarem da frente das suas casas, enfeitando com jardins ou mesmo mantendo-os limpos;
4)     Os comerciantes de Ponta de Pedras ou associação comercial poderiam colaborar com melhorias no que se refere às aparências dos seus estabelecimentos;
5)    Procurar um urbanista, se for nativo melhor, para sugerir melhorias na urbanização da Cidade. Essas melhorias poderiam ser discutidas no Conselho Municipal da Cidade e se aprovadas, planejar para serem implementadas.
6)    Voluntários poderiam organizar as festividades juninas sob supervisão do órgão municipal de cultura, onde fosse dado ênfase a recriação dos cordões de pássaros, boi bumbas ou outro evento alusivo à data e dessa forma, manter viva a cultura pontapedrense;
7)    Poderiam ser programados e organizados festivais, como o festival de açaí, tão abundante no município.
Sabe-se que não é uma tarefa fácil mudar o comportamento das pessoas, uma vez que os pontapedrenses jamais participaram de programas de voluntariado para melhorar a Cidade. Contudo, esse procedimento é comum em muitas cidades e apresenta bons resultados.

 Enfim, existem inúmeras atividades que poderiam ser organizadas contando com a colaboração da população. Esse envolvimento é positivo tanto para os participantes, como para a administração municipal que, além de possibilitar melhorias para o Município, só tem a ganhar com esse relacionamento.   

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