A Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
(AMAM), tem como missão “promover a
articulação e mobilização em defesa dos interesses dos municípios do
arquipélago do Marajó, assim como fortalecer o movimento municipalista. Neste
contexto, tem como principal diretriz a adoção de ações capazes de dotar os
municípios de recursos financeiros, técnicos e administrativos, que promovam o
seu desenvolvimento.”.
Como podemos observar a missão da AMAM
é muito importante para contribuir com o desenvolvimento da região marajoara.
No entanto, pouco se observa uma atuação efetiva da AMAM, quando na realidade,
poderia se constituir num órgão de referência no que se relaciona ao
desenvolvimento dos municípios marajoaras, mas para isso, poderia adotar
algumas diretrizes que contribuíssem para esse fim, como por exemplo:
1 - Os administradores municipais deveriam
formar uma equipe coesa e interessada em melhorar o desenvolvimento dos
municípios, se unindo, discutindo mais as políticas públicas que fossem de
encontro às necessidades dos munícipes. Poderiam, também, disponibilizar
assessoria aos municípios com o objetivo de melhorar a governança dos mesmos
dentre outras ações que poderiam contribuir para tirar o Marajó dessa situação
de subdesenvolvimento.
2 - A presidência poderia ser rotativa,
de dois em dois anos, sem reeleição, para que todos os prefeitos pudessem, de
alguma forma, renovar a política para a
Entidade. No entanto, poderia o Presidente ter uma ação essencialmente política,
dando especial atenção para os vários entendimentos visando conseguir recursos
para atender às necessidades dos municípios conforme prevê a missão da
Entidade. A administração da Entidade deveria ser exercida por um administrador.
3 - Poderia ser criada uma equipe técnica
com a finalidade de elaborar políticas públicas e assessorar os municípios nos
diversos projetos municipais. Nessa equipe, deveriam existir alguns
profissionais capacitados para acompanharem e sugerirem melhorias para os
diversos municípios.
4 - A AMAM seria um órgão de
consultoria técnica para os municípios. Na equipe técnica poderia existir
profissionais com diversas formações universitários, mas basicamente poderia
existir engenheiro civil, arquiteto, profissional com pós-graduação em
políticas públicas, profissional de contabilidade, urbanismo e alguém com
especialização em gerência de projetos. A importância desses profissionais
torna-se necessário em função de vermos diversas obras que são feitas nos
municípios não obedecerem às normas técnicas existentes o que contribui, em
muitos casos, para dificultar a vida dos usuários ou descaracterizar
determinado logradouro. Por outro lado, constatamos em alguns municípios a
destruição de prédios pertencentes ao patrimônio público que poderia ser evitado,
se antes da decisão tomada para demolição, como aconteceu em Ponta de Pedras,
fosse consultado um urbanista que opinasse sobre a inutilidade do imóvel para
compor o patrimônio municipal. Esses profissionais prestariam assessoramento na
sua área específica, como por exemplo:
A - Engenharia – Deveria existir um departamento na AMAM,
com pessoal qualificado para elaborar e orientar os funcionários dos diversos
municípios no que concerne a elaboração dos diversos projetos de engenharia que
eventualmente seriam apresentados pelos municípios junto aos diversos órgãos
que oferecem recursos mediante convênios. No Departamento, poderia ser criado
um arquivo com modelos dos diversos projetos propostos pelos municípios, dessa
forma, ao constatar a disponibilidade de um programa pelo Governo Federal e
algum município tendo interesse, era só recorrer aos arquivos da AMAM e o
projeto, ou pelo menos a minuta já estaria pronta, isso tornaria o processo
rápido e menos oneroso para o município interessado, além de reduzir o número
de possíveis erros.
B - Profissionais da AMAM poderiam fazer cursos
presenciais nos diversos órgãos federais, estaduais ou entidades privadas e após
a conclusão do curso, transferir os conhecimentos adquiridos para os
funcionários municipais, através de palestras ou até mesmo cursos organizados
pela AMAM, onde os representantes dos 16 municípios poderiam acompanhar e assim
preparar melhor a mão de obra disponível nas prefeituras. Esses treinamentos
poderiam envolver os diversos assuntos necessários ao bom desempenho das
administrações municipais, principalmente assuntos como: contabilidade, que
como temos constatado, existem inúmeras falhas que precisam ser corrigidas e
pelo visto, existem porque falta treinamento para os funcionários municipais
que lidam com o assunto; elaboração de projetos; gerenciamento de projetos; sobre
urbanismo, informática e outros assuntos julgados necessários pelas
administrações municipais.
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