quinta-feira, 10 de setembro de 2015

PEQUENAS IDEIAS, GRANDES RESULTADOS.

Dia 27 de agosto de 2015, o Vereador Charles Shan, fez a seguinte postagem no FB:”Meus amigos e minhas amigas, na Sessão Ordinária de hoje, da Câmara Municipal de Vereadores de Ponta de Pedras. Pude apresentar dois requerimentos de grande importância para o nosso Município. O requerimento de n° 066/2015, no qual solicito a Capitania dos Portos da Amazonia Oriental, que inclua Ponta de Pedras, na Campanha de Combate aos Acidentes com Escalpelamento na Mobilidade Ribeirinha, bem como a doação das coberturas dos eixos dos motores para aqueles q não possuem poder aquisitivo para adquirir. O segundo requerimento de n° 065/2015, solicito ao Poder Executivo Municipal, a implantação com urgência de um cursinho preparatório gratuito ao nossos estudantes pontapedrenses q vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem.”.

 Os dois requerimentos são muito importantes para a população pontapedrense, sendo que cobrir os eixos das embarcações de pequeno porte, evitando assim, o escalpelamento, já vem sendo feito pela CPAOR, mas não custa enfatizar. Quanto ao curso preparatório, além de importante, vem de encontro à necessidade de melhorar a posição de Ponta de Pedras no ENEM, já que os alunos do Município,  no ENEM – 2015, não apresentaram um bom desempenho.

Sobre a possibilidade do Poder Executivo Municipal adotar alguma medida, subsidiando o ensino para resolver os problemas do Município, eu fiz uma postagem, leia aqui, em que sugeria subsidiar alunos de Ponta de Pedras para obterem formação universitária, e assim, tentar minimizar os problemas que afligem a população, principalmente formando médicos nascidos no Município.

O importante é apoiarmos a ideia do Vereador Charles Shan, principalmente a que se relaciona ao melhor preparo dos alunos e na medida do possível, verificar a possibilidade da mesma ser expandida, de tal forma que o Município possa oferecer um melhor preparo para os alunos que venham a concluir o ensino médio, possibilitando aos jovens pontapedrenses que tenham suas chances aumentadas quando prestarem algum concurso.

Temos observado que são inúmeras as oportunidades que aparecem para os estudantes que concluem o segundo grau. Os estudantes desistem pelos motivos mais diversos, como por exemplo, por residir num local longe do local onde vá estudar/trabalhar ou falta de recursos para manutenção durante o período em que estiverem estuando. Contudo, muitos nem tentam prestar determinado concurso porque acham que não estão bem preparados. É aí que entra o apoio do Executivo Municipal. 

Além da contribuição para a aprovação dos alunos de Ponta de Pedras quando prestam exame vestibular, um curso preparatório poderia prepará-los para prestarem os diversos concursos que constantemente são oferecidos, como por exemplo, nas forças armadas, que anualmente abrem concursos para ingresso em suas fileiras.

No Exército, tem concurso para a Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola preparatória de Cadetes e Academias Militar das Agulhas Negras (AMAM). Na Aeronáutica, para a escola de sargentos e escola de Cadetes do Ar. Na Marinha, o aluno que concluir o segundo grau pode ingressar, através de concurso para a Escola Naval e quem conclui o fundamental pode prestar concurso para o Colégio Naval, Escolas de Aprendizes de Marinheiros, Fuzileiros Navais e Quadro Feminino. Como a Marinha é a Autoridade Marítima, é responsável pelo preparo dos homens que irão operar os navios mercantes, assim, também oferece vagas para jovens que concluem o segundo grau prestarem concurso para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém ou Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, possibilitando que o jovem seja oficial da Marinha Mercante. Existe também a possibilidade de ingresso através de concurso nas escolas das policias militares do Brasil, além de outros concursos que são oferecidos tanto pelo governo federal, estadual ou municipal, que podem ajudar muito os jovens pontapedrenses.

A organização de um curso dessa natureza, não parece oferecer grandes dificuldades, pois bastaria a Prefeitura dispor de alguns professores previamente cadastrados e surgindo a necessidade, esses professores seriam chamados e mediante um contrato por tempo determinado prestariam o serviço, isto é, preparariam os alunos para o curso determinado.

O pessoal da Prefeitura envolvido na organização, também não seria em grande número, bastariam uns dois que ficariam responsáveis por cuidarem da papelada referente ao contrato e demais serviços burocratas necessários.

Dentre os serviços de responsabilidades dos funcionários municipais, estaria a elaboração de uma programação anual dos possíveis concursos que poderiam ser oferecidos aos alunos, já que grande parte dos concursos, como é o caso dos concursos militares, têm programação anual e isso facilita o preparo do candidato.

Para divulgação, os mesmos funcionários encaminhariam a programação para a escola onde tivesse alunos em condições de prestarem o concurso, bem como, faria divulgação na rádio ou jornal, incentivando aos alunos quanto a possibilidade de se prepararem para determinado concurso.

Poderia ainda ser oferecido, em caráter extraordinário, algum curso não previsto na programação anual, desde que, o colégio apresentasse à Prefeitura, relação nominal de determinado número de alunos, dentro de determinado prazo, para que a Prefeitura tivesse tempo suficiente para organizar o curso e bem preparar os alunos.

Isto é apenas uma ideia, que poderá ser melhorada mediante entendimentos entre educadores e pessoas da Prefeitura para elaboração de um projeto definitivo. O certo é que, preparando melhor os alunos de Ponta de Pedras, a Prefeitura Municipal, além de ajudar a comunidade, estará melhorando o capital humano do nosso Município, contribuindo assim, para melhorar o bem estar do povo pontapedrense.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário