sexta-feira, 18 de março de 2011

Noticías de ponta de Pedras

Não faz muito tempo, era comum vermos pelas ruas, pessoas, principalmente homens, usando canetas das mais variadas marcas presas no bolso da camisa, uma pequena maleta na mão e uma agenda onde anotava os principais fatos do dia. Quem podia usava uma caneta parker e os menos abastados, uma caneta comum, uma bic.A pasta, como era comum chamar, podia ser uma samsonite ou outra mais em conta, mas teria que ser uma 007 e a agenda, de um modo geral era brinde. Para completar a “andaina”, muitos carregavam um jornal ou revista para ficarem melhor informados sobre os acontecimentos. Qualquer pessoa usava. Do mais humilde ao endinheirado, do vendedor ambulante em dia de folga ao político nas suas andanças.Tinha que estar bem informado. Dava státus.
Com a criação da internet em 1969, o cenário cotidiano é outro.Aos poucos as pessoas começaram a usar seus notebooks para substituir, canetas, cadernos, pastas 007 e agendas, apesar de algumas bolsas (deixou de ser maleta) para transportar computador pessoal ser muito semelhante à uma 007. Hoje praticamente não precisamos de jornal, revista, livros, rádio e outros tipos de midia para mantermo-nos informados, podemos carregar nosso computador pessoal para qualquer lado e verificar o que quizermos, de onde estivermos – ESTÁ TUDO NA INTERNET.
Entretanto, nem tudo são flores, embora pareça. A necessidade de um equipamento e outras facilidades se faz necessário, como: computador, disponibilidade de internet no local e outrs serviços que nem sempre o simples usuário pode adquirir com recursos próprios. Para isso, temos que considerar a atuação dos Governos, para possibilitar a disponibilidade do serviço e, eventualmente, disponibilizar essas facilidades para aqueles que não podem comprar, principalmente as crianças que estudam em escolas municipais, como é o caso de Ponta de Pedras.
No meu Município, a internet ainda é pouco utilizada, bem como outro meio de comunicação. Não temos um jornal - tudo bem, o maquinário é caro, também não temos nenhuma revista nem banca para vender. As notícias são veiculadas pelas rádios que temos por lá – É POUCO.
A Prefeitura, deveria criar um sitio, disponibilizando informações sobre a administração, interligando escolas e outros setores do Executivo.A Camara Municipal, poderia disponibilizar informações sobre o desempenho de cada Vereador.Os políticos municipais, Prefeito e Vereadores, deveriam criar seus sitios ou senão blogs para informar seus eleitores sobre seus projetos pessoais e dar uma satisfação, se possível diária, da atuação de cada um. Esses politícos só aparecem na hora de pedir votos, depois, sabemos que são membros da Camara porque alguém diz: - aquele ali é o vereador fulano de tal. É uma pena.
Acho que Prefeito e Vereadores têm muito que dizer, principalmente em seu próprio benefício e fazer um sítio não custa tão caro. A Prefeitura dispõe de mão-de-obra especializada bem pertinho,é só querer. Os demais, que não podem pagar ou têm outros projetos de investimento podem optar pela gratuidade, existe a possibilidade de se fazer sitios e blogs gratuitamente, além, é claro, de possibilitar a cada um, o saudável exercício de escrever. Não adianta adiar, a internet terá que fazer parte da vida de cada um. Ignorar isso é estagnar,é ficar alheio aos acontecimentos, não acompanhar o avanço da modernidade e olha que nosso Município está nesse estágio já havia bastante tempo. Precisamos sair da inércia. Será que nossos políticos ainda andam com maleta 007 na mão, caneta bic no bolso e uma agenda para fazer anotações dos acontecimentos e carregar consigo? Acho que estamos mal de liderança

2 comentários:

  1. Valeu meu Amigo.
    Você me animou.
    Quem sabe um dia desse faço meu blog sobre Juruti
    Sucesso
    Miguel Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Pois é, sendo Juruti poderá voar longe, quem sabe?
    Um abração.

    ResponderExcluir