quinta-feira, 4 de agosto de 2011

TUDO TEM SEU TEMPO.
Quando eu era moleque, lá no Giticateu, sempre fiquei preocupado com a minha velhice. Sempre imaginei que ao ficar mais velho, deveria ter um ganho que desse para meu sustento, jamais pensei em família ou que tivesse a obrigação com alguém, isso realmente não passava pela minha cabeça. Hoje isso faz parte do meu dia a dia.
Durante minha jornada ao longo da vida, plenejei estrategicamente tudo para que meu objetivo fosse alcançado.Ao se aproximar meu tempo de serviço, próximo da aposentadoria, meus companheiros sempre perguntavam o que eu faria na aposentadoria, com tanto tempo livre. Iria trabalhar de novo, iria ficar em casa lendo jornais e vendo tv, o que eu faria?Posso afirmar que próximo de "vestirmos o pijama", como costumamos dizer, isso parece que preocupa muitos. Minha resposta era sempre a mesma: eu não sei.
Como sou militar, estou reformado (aposentado definivamente), já cumpri todas minhas obrigações no se refere a trabalho recebendo vencimentos, mas qual a minha surpresa. Não tenho tempo!
Ao contrário de muitos companheiros de farda que voltaram a trabalhar ao serem trasferidos para a reserva e posteriormente reformados, eu procurei outros afazeres: comecei a praticar esportes e competir a nível nacional, sendo várias vezes campeão de maratonas aquáticas na minha faixa etária. Fui campeão niteroiense, campeão estadual e campeão brasileiro, viajei pelo Brasil todo para competir e assim, não tinha tempo. Fora dos treinos, eu lia, passeava e batia pernas, como costumo dizer.
Hoje parei de competir, não de nadar. Para substituir as competições de maratonas aquáticas, inicie uma nova atividade: bato fotografias. Novamente, meu tempo é curto porque vivo batendo pernas para fotografar, não fotográfo por dinheiro, fotográfo simplesmente por prazer. É um motivo para eu andar por aí, preenchendo meu tempo.
Aí voces me perguntam, sim e daí, o que eu tenha a ver com isso. Nada e tudo ao mesmo tempo. O que eu quero mostrar, para todos que estão iniciando na vida ou para os que já estão aposentados, é que não sejam escravos do trabalho, aos mais novos, plenejem suas vidas como se fossem viver eternamente, preocupem-se com o dia de amanhã, certamente o seu amanhã dependerá muito do que voce faz hoje. Aos mais "rodados", que já cumpriram suas obrigações e galgaram uma aposentadoria, na medida de suas posses, aproveitem, a vida não é tão longa assim, aproveite um pouco, viaje, leia, bata pernas por aí, visite amigos distantes, não se dedique ao trabalho como um jovem, tenha certeza que seu planejamento não poderá ser o mesmo de quando você tinha 20 anos. Pensem nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário