domingo, 7 de agosto de 2011

CERVEJINHA QUENTINHA.

Em 2010, por ocasião do círio da nossa Padroeira, marquei com uns amigos para, na sexta-feira anterior ao círio, tomarmos uma cerveja lá no trapiche, no bar do João. Fomos até lá.
Como sempre, fomos bem atendidos, no entanto a cerveja, não veio na garrafa como de costume. Veio num copo de isopor grande.Depois o João disse que não podia servir garrafas com cerveja nas mesas.
Como fomos acompanhados de crianças e pessoas que não tomavam cervejas, pedimos refrigerantes, que gentimente foram servidos em garrafas.
Diante do inusitado fato, pois para mim e todos que gostam de apreciar  a bebida,cerveja tem que ser estupidamente gelada e alguns bares são famosos e têm clientes fiéis, exatamente por esse motivo, vendem cervejas bem geladas.Os fabricantes recomendam servir seus produtos numa certa temperatura para que possamos apreciar o máximo de sabor e, servir de qualquer jeito é estragar a bebida e afastar os clientes. Os vinhos, esses então exigem uma verdadeira cerimônia para servir e os enófilos levam muito a sério isso. Até os copos, devem acompanhar a bebida correspondente, jamais pegue um copo de vinho que esteja com o precioso líquido senão pelo pé, você altera a temperatura do vinho, dizem os adoradores de Baco.
Imagino que tal inovação seja alguma precaução, não acredito que seja experiência, tentando comprovar que tomar cerveja quente é melhor ou faz bem à saúde, longe disso.
Só não entendi uma coisa: por que não servir cerveja na garrafa e servir refrigerante? As duas são de vidro. Caso alguém que tenha bebido em excesso e venha quebrar uma garrafa de cerveja e se acidentar, certamente fará o mesmo com a garrafa de refrigerante. Mas determinação é para ser cumprida, paciência. Tomemos cerveja quente em Ponta de Pedras, que fazer?
 Eu só estou pensando como devo convidar meus amigos para tomar a cerveja este ano, talvez eu diga: pessoal, agora em 2011, vamos lá no João do Trapiche tomar uma cerveja quentinha?
 Mas que importa, pode ser que quem determinou isso nem goste de cerveja gelada, mas eu, que tomava Guarasuco quente nas festas do Parriba, se Deus quizer, estarei por lá com certeza, com a minha cervejinha quentinha, se ainda não revogaram a determinação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário