terça-feira, 20 de setembro de 2011


CHEGADA DO ARARI.

Eram aproximadamente tres da tarde, Dona Fuluca soprava as brasas embaixo de alguns sacaís para aumentar o fogo e assim, fazer o café da tarde. Juca aguardava em pé junto ao jirau para, então, ir apanhar o açaí pro bebe. O almoço tinha sido uns jejus salgados com vinagreira. Ainda tinha uma rebarba de capivara que seria assada para comer com açaí à noite.
Diquinha, que tinha ido no porto buscar água num balde de cuieira, gritou alegre:
- Mãe, olhe quem vem lá na volta do igarapé!
- Quem é antão piquena? Disse Dona Fuluca.
- É o Papai.
- Humm! Dexa ele chegar, eu quero proguntar pra ele o que ele viu nu Arari que esqueceu de vortar, pensei que argum tuiuiu tinha ingulido ele ou antão tinha sido mundiado por arguém ou será qui já tava amasiado cum arguma corna? Dexa ele chegar.Disse Dona Fuluca.
Mas Mamãe deixe de ficar cismada, que aleve, a senhora sabe que o Papai estava trabalhando e ele não faria isso. Respondeu Diquinha, colocando a água no pote, antes, cuidou de por um saco, que fora usado para embalar sal, após ter sido lavado e dobrado em dois, para coar a água.
Juca largou o cobó, o paneiro e dirigiu-se ao porto para aguardar o Pai e ajudar amarrar o reboque no mará. Em questão de minutos, o reboque com seu Filismino e seu irmão Laurindo, após passar o mangueiro grande encostou lentamente.
Ei parente… Falou seu Laurindo.
-  Uuuuuui! Respondeu Juca, bença Pai, bença Tio. Disse Juca.
- Deus te faça feliz, disseram os dois irmãos uníssonos.
- Como estão todos por aí? Perguntou Seu Filismino.
- Zinho assim, assim, a Mamãe que está numa consumição só com a sua volta, se prepare que ela disse que vai dar-lhe uma descompostura pela demora. Respondeu Juca.
- Dexa ela comigo, eu trouxe uma coalhada de leite de bufalo, uma carne especial e uns apaiaris salgados, quando ela pruvar a coalhada, comer a carne  e o peixe assados com açaí, ela amansa num é, Laurindo?
- E num é antão…Ainda mais misturada com saudade, mas credo! Respondeu Seu Laurindo.
Juca, deu uma espiada e notou que o iapá do toldo já estava quase todo esbandalhado, a poronga jogada no fundo do batelo não prestava pra nada, a panacarica também pra nada servia, a bilha quebrada e Seu Fislimino com uns arranhões no rosto parecia que tinha se agarrado com um jacaré-açu.
- O que foi que aconteceu então com voces, lutaram com a Boiúna? Indagou Juca.
- Pois é – responde Seu Laurindo – Num foi o Bezouro onti a noite, que quase nos põe nu fundo alí abaixo do Mutá, acho qui o cumandante estava avoado. Demos sorte de num ter pegado na ilharga du bote, fui só de cumprido a batida, senão, nós num estavamos aqui cunversando, num foi Felismino?
É, a bordoada foi feia, me jugu a forqueta no perau, o faia quebru, jugu o fogão n’água,  quebru a bilha e ainda abriu um rombo na rudela, ali do lado direito du gaviete, o jeito foi por uma camisa pra tapar o buraco, dá uma espiada.Istis arranhão fui tentando salvar as cuisas. Disse Seu Felismino.
Juca olhou e disse: - É mesmo, mas por um lado foi bom porque agora a Mamãe, depois de saber disso esquecerá a pinimba que estava criando com essa viagem.
Nisso se aproximam Dona Fuluca e Diquinha. Enquanto Diquinha dava uma olhada na carga que estava no batelo, Dona Fuluca, não perdeu tempo:
- Mas tu num tem vergonha mesmo, heim Filismino? Além de te agarrar com essas piquenas de Cachueira, essas ufiricidas, ainda vem tudo agatanhado pra casa, parece tudo curubento. Tu sabe u qui é bom pra isso? É vergonha nessa cara dislambida, mas dexa ti istá, eu curo essa senvergonhice cum limão galego, dexa ti istá...
- Mas minha Flor, tu num dexa nem eu falar, diz pra ela Juca o que aconteceu.
Após Juca ter explicado direitinho o acontecido, Dona Fuluca, mais calma, olhou para Seu Filismino e disse:
 - Mas credo! Esconjura, parece que tava adivinhando qui arguma cuisa ruim tava acontecendo, ainda bem que voces estão bem. Vamos sartar pra fazer uma afumentação, passar uma andiroba nesses baques e emprastar, cumpadre o sinhô também, o Juca i a Diquinha tiram os teréns du batelo, voces aproveitam pra beber um café com beijú que eu fez agora, tá fresquinho.
- Mas minha flor eu trouxe uns mimos pra ti. Disse Seu Filismino.
- Depuis, depuis, vamu vê premero esses baqui e curar eles porque pode virar uma pustema, aí num tem santo que dê jeito, vamu, vamu, premero a saúde depuis o resto.
Juntos, seguiram por cima do meritizeiro que servia de porto e Dona Fuluca na frente, apressada, de vez em quanto olhava pra trás para verificar se estava sendo seguida, enquanto Juca e Diquinha cuidavam para descarregar a embarcação.
Causos do sítio.

20Set2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário