quarta-feira, 18 de março de 2015

PAULO FREIRE E SUA RECEITA PARA TERMOS UMA BOA EDUCAÇÃO.


Quando eu trabalhava em reparos de equipamentos, dentre meus chefes de grupo, trabalhei com o sargento Wilmar Nascimento, com ele aprendi uma grande lição. Trabalhávamos reparando radar e diante de um problema lutávamos até darmos o pronto do equipamento, às vezes, ficávamos até a noite, porque o navio tinha que estar pronto para operação. Quando dávamos o pronto, recebíamos o “satisfeito” do navio e dávamos o serviço por concluído, íamos para nossa bancada começar outra fase que, para o Sg Wilmar, era a mais importante e aqui ficou a lição. Dizia ele: Dias, vamos agora estudar a causa do problema porque a consequência nós já resolvemos! Estudávamos nos manuais do equipamento, as possíveis causas do defeito e  procurávamos entender o motivo que levou o equipamento a apresentar o problema que tínhamos resolvido. Para o Sg Wilmar descobrir a causa e combatê-la era tão ou mais importante do que simplesmente reparar o equipamento.
Acho que esse lição deveria ser aplicada a tudo que apresente algum problema, infelizmente isso não acontece, geralmente se combate o problema e muitas vezes nem se procura encontrar a causa que originou o problema, temos vários exemplos, mas a educação é uma boa referência.
Paulo Freirre, reconhecido educador brasileiro, em uma palestra na Universidade de Uberaba, em 1995, abordou o tema COMPROMISSO ÉTICO E COMPROMISSO POLÍTICO DAS AUTORIDADES E DOS EDUCADORES. Naquela palestra que depois foi transformado em um artigo, leia o artigo aqui, o educador mostra exatamente a raiz do problema da nossa educação que, se tivessem dado e se derem a devida importância, certamente poderá resolver nosso problema atual. Como dizia o meu amigo Wilmar, “Combater a causa do problema poderá evitar que o problema apareça depois”, acho que ele aprendeu com Paulo Freire. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário