Quando eu
trabalhava em reparos de equipamentos, dentre meus chefes de grupo, trabalhei
com o sargento Wilmar Nascimento, com ele aprendi uma grande lição. Trabalhávamos
reparando radar e diante de um problema lutávamos até darmos o pronto do
equipamento, às vezes, ficávamos até a noite, porque o navio tinha que estar
pronto para operação. Quando dávamos o pronto, recebíamos o “satisfeito” do
navio e dávamos o serviço por concluído, íamos para nossa bancada começar outra
fase que, para o Sg Wilmar, era a mais importante e aqui ficou a lição. Dizia
ele: Dias, vamos agora estudar a causa do problema porque a consequência nós já
resolvemos! Estudávamos nos manuais do equipamento, as possíveis causas do
defeito e procurávamos entender o motivo
que levou o equipamento a apresentar o problema que tínhamos resolvido. Para o
Sg Wilmar descobrir a causa e combatê-la era tão ou mais importante do que
simplesmente reparar o equipamento.
Acho que
esse lição deveria ser aplicada a tudo que apresente algum problema,
infelizmente isso não acontece, geralmente se combate o problema e muitas vezes
nem se procura encontrar a causa que originou o problema, temos vários
exemplos, mas a educação é uma boa referência.
Paulo
Freirre, reconhecido educador brasileiro, em uma palestra na Universidade de
Uberaba, em 1995, abordou o tema COMPROMISSO ÉTICO E COMPROMISSO POLÍTICO DAS
AUTORIDADES E DOS EDUCADORES. Naquela palestra que depois foi transformado em
um artigo, leia o artigo aqui, o educador mostra exatamente a raiz do problema da nossa
educação que, se tivessem dado e se derem a devida importância, certamente
poderá resolver nosso problema atual. Como dizia o meu amigo Wilmar, “Combater
a causa do problema poderá evitar que o problema apareça depois”, acho que ele
aprendeu com Paulo Freire.
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