quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

COMO VALORIZAR O FUNCIONALISMO MUNICIPAL.



A maioria dos meus conterrâneos sabe que sou da Marinha. Mas o que poucos sabem é que, antes de ingressar na Marinha, eu trabalhei em outros lugares, mais exatamente seis. Não tenho que reclamar de nenhum deles porque foram muito úteis naquele período. Talvez a primeira pergunta que alguém faça é: por que eu deixei os empregos se estou afirmando que não tenho reclamação de nenhum deles? O problema da troca de emprego, era a falta de oportunidades de ascensão funcional, eu via que nos locais em que trabalhei antes da Marinha, as oportunidades eram poucas, não existiam planos de carreira definidos e com isso, eu não tinha como planejar o investimento no meu futuro. Como todos sabem, numa empresa, se a pessoa for um bom funcionário, poderá chegar a ser supervisor, gerente ou outra função semelhante, mas nem sempre por mérito, às vezes, depende muito da simpatia dos escalões superiores, principalmente em empresas familiares. Eu queria algo diferente.
Na Marinha é diferente, existe um plano de carreira, onde cada militar, ao ingressar na Força, toma conhecimento e sabe que para ascender a um posto ou graduação, é necessário preencher alguns requisitos previamente, facilitando assim, o planejamento da vida da pessoa. Aqueles que por algum motivo não se preocupam com a carreira, estão fadados a permanecer no mesmo posto ou graduação longos anos, mas certamente não por culpa da Instituição que não oferece oportunidade e sim, porque o militar não se preocupou em administrar a sua carreira. Existem inúmeras oportunidades, pois a Marinha dispõe de inúmeros concursos e cursos que possibilitam o militar ser promovido, desde que, preencham os requisitos exigidos. Independente da remuneração, esse plano de carreira, incentiva muito aquele militar que realmente está interessado fazer da Marinha o seu emprego definitivo.
Imagino que seria muito positivo se as prefeituras, em seus planos de ascensão funcional, previssem a possibilidade do funcionário municipal, ocupar o cargo de secretário municipal, por exemplo. É evidente que seria necessário estabelecer algumas exigências, dentre elas, ter formação universitária, pois isso incentivaria o funcionário estudar e possibilitar que o mesmo viesse a ocupar uma função melhor remunerada, de acordo com a sua formação e premiando assim, o seu esforço.
O que pode não dar certo são os interesses políticos envolvidos, pois o prefeito já conta com certos cargos na prefeitura para distribuir com os seus correligionários, mas ainda assim, não seria um dos maiores problemas, pois uma vez prevista a ascensão funcional, com o tempo, o sistema iria se adaptando. e além do mais, não seria obrigatório o funcionário, após formado, ocupar qualquer secretaria, deveria ser previsto aquelas secretarias possíveis de serem ocupadas por funcionário do município. Por exemplo, educação, certamente um educador do local, que tenha conhecimento da situação do município,  esteja melhor preparado do que uma pessoa que não seja da área; um secretário de obras, sendo do local, talvez conheça melhor os problemas que afligem as comunidades do que um estranho; o secretário de administração, sendo um funcionário municipal, provavelmente sabe melhor as necessidades administrativas do município do que um político, isso para citar algumas secretarias que poderiam ser ocupadas por funcionários municipais, mas tem a secretaria de finanças e outras mais. Contudo, mesmo estando previsto a ocupação por um funcionário municipal, mas ninguém preenchendo os requisitos estabelecidos, o cargo seria ocupado por outra pessoa.
Essa possibilidade traria algumas vantagens para o funcionário e para o município. Primeiro porque daria oportunidade para os funcionários municipais ocuparem um alto cargo na administração municipal e segundo, vindo do grupo de funcionários do município, a pessoa traz toda experiência administrativa adquirida, isso contribuiria muito para um melhor desempenho da nova função.   
Claro, isso é uma ideia, mas existe uma série de ações que, se estudadas e adotadas, poderiam incentivar os funcionários municipais a se dedicarem mais ao serviço público municipal, levando-os a estudar e assim, se prepararem melhor para atender bem os munícipes e melhorar a administração do município. Pensem nisso.

   

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