quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TRANSPARÊNCIA EM PONTA DE PEDRAS: ZERO, NOTA ZERO!


“Com uma administração transparente, resgatando a credibilidade do município, as contas públicas estão sendo saneadas, Ponta de Pedras já pode buscar investimentos para construir, reformar e progredir.
Muitos projetos, já estão em execução em parceria com o governo do estado. Ponta de Pedras é um canteiro de obras, visando o amanhã da nossa gente”/ Informe publicitário publicado em O Liberal do dia 03 de maio de 2015.
Conforme extrato acima, Ponta de Pedras tem uma administração transparente, grifo nosso, e é um canteiro de obras. Entretanto, não vi o canteiro de obras mencionado, talvez os obras já tenham sido concluídas, considerando que visitei Ponta de Pedras em novembro de 2015. 
Quanto à transparência, a CGU, após acessar os portais dos municípios atribui notas aos municípios quanto à transparência e disponibiliza num ranking chamado Brasil Transparente, disponível em seu Portal. Ponta de Pedras, mesmo “transparente” conforme diz o informe publicitário da Prefeitura, simplesmente tem a nota ZERO, isto é, os dados encontrados pela CGU no portal da Prefeitura Municipal, não condizem com o texto acima, mas não é só Ponta de Pedras que está péssima no quesito transparência, porque os demais municípios marajoaras também não primam pelo assunto, apenas Portel, tirou 2,5 e os demais, alguns tiraram zero e outros sequer fazem parte da lista disponibilizada pela CGU.
É importante frisar que está sendo verificado os partais das prefeituras, pela segunda vez, mas as câmaras municipais também devem cumprir a Lei de Acesso à informação (LAI) e nesse caso, Ponta de Pedras também está devendo.
Um fato interessante é que as perguntas formuladas, num total de dez, para que uma prefeitura seja bem pontuada no ranking estão disponíveis no Brasil Transparente e nem assim os prefeitos ou o responsável pela transparência municipal dão a menor atenção ao assunto, parece até que existe algum motivo que impossibilita o município ser transparente, como acontece com Ponta de Pedras. Será que é necessário nossos governantes divulgarem notícias que não condizem com a verdade? Tenho minhas dúvidas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário